builderall

Seja eficaz na sua área financeira.



Seja eficaz na sua área financeira

A partir dos ensinamentos encontrados no livro ?Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes? de Stephen R. Covey (2013), venho por meio deste artigo destacar quais hábitos podem auxiliar em uma melhor performance na área financeira.

Proativo:

O primeiro passo para melhorar sua eficácia financeira é ser proativo. Uma pessoa proativa pratica a autorresponsabilidade, ou seja, procura sempre entender que, geralmente, o que acontece em sua vida é de total responsabilidade sua. Essas pessoas também buscam estimular a coragem de aceitar novos desafios a fim de atingir as metas desejadas e sempre procuram olhar para todas as opções. Aplicar a proatividade na sua vida financeira é não aceitar a sua situação financeira atual, e entender que mudá-la depende somente de você, e se for necessário busque ajuda, procure outras formas de ganhar dinheiro e mude seus hábitos de consumo.

Tenha um objetivo em mente:

Além disso, estabeleça um objetivo na sua mente. Se você quer realizar qualquer coisa na vida, você precisa primeiro ter definido qual o seu objetivo, você precisa saber onde quer chegar, quais sonhos deseja conquistar, e como você imagina a sua vida financeira perfeita. E depois que você tiver estabelecido o seu objetivo, você precisa ter algumas metas para que você consiga alcançá-lo, como por exemplo: buscar saber quanto custará seu objetivo/sonho, ou em quanto tempo você deseja realizá-lo.

Primeiro, o mais importante:

Infelizmente, não é possível focar em vários objetivos ao mesmo tempo, por isso, agora que você já mentalizou vários objetivos e sonhos, é preciso definir o por onde é melhor começar, para isso, não existe uma regra, pois cada caso é um caso. Caso o seu foco seja quitar suas dívidas primeiro analise as contas com maior juros para depois negociar. Também é muito importante que se separe os objetivos de maior valor para poder priorizá-los, comece realizando os menores objetivos para depois dar maior atenção para aqueles mais importantes.

Pense ganha/ganha:

Outro fator que irá te ajudar em ser mais eficaz na área financeira é buscar sempre fazer negociações que tenham benefício mútuo para as partes envolvidas. Por mais que sejamos conduzidos a pensar em sempre ganhar e não estejamos acostumados a desenvolver uma empatia pela outra pessoa com quem se está negociando, é muito mais benéfico procurar uma melhor maneira de se negociar e se programar para que todos saiam ganhando, do que simplesmente buscar uma negociação onde só uma parte é beneficiada.

Procure compreender, depois ser compreendido:

Assim, para começar a realizar bons negócios é necessário buscar compreender o seu cobrador para depois fazer com que ele compreenda você. Procurar primeiro compreender implica uma mudança no paradigma, visto que geralmente buscamos primeiramente ser compreendidos. Por isso, antes de fechar um negócio veja o objetivo pela visão do outro e faça com que ele entenda o seu, ouça a proposta, analise-a para depois realizar ou não um acordo.

Sinergia:

Para começar a mudar os hábitos financeiros é preciso ter toda a família junta para que haja uma compreensão genuína sobre a realidade atual das finanças. É necessário que todos tenham uma grande sinergia para que se encontre melhores soluções, e juntos alcancem o objetivo mais rapidamente.

Afine o instrumento (renovação):

Por último, desenvolva o hábito da renovação. Avalie a forma como você controla suas finanças e se esta faz sentido dentro do contexto que você vive, caso não haja tantos pontos positivos nesse jeito de cuidar da área financeira, renove. Busque mudar seus hábitos sempre que eles não fizerem mais sentido para você.

Alessandra Cheganças

Educadora Financeira

Instagram: @alesonhos

LinnkedIn: Alessandra Cheganças